A AVALIAÇÃO ESCOLAR É UM PROCESSO QUE PRECISA SER CONTÍNUO, TENDO SEMPRE COMO PERSPECTIVA UMA VISÃO FORMATIVA, EMPREGADA NA CONSTANTE BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO DISCENTE. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA OBJETIVA ARGUMENTAR A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO, APRESENTANDO OBJETOS AVALIATIVOS. QUANTO À METODOLOGIA DO ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPLORATÓRIA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. OS RESULTADOS ADVINDOS REMETEM AO ENTENDIMENTO DE QUE A AVALIAÇÃO É UM MEIO IMPRESCINDÍVEL PARA A APRENDIZAGEM E O PROCESSO EDUCATIVO DEVE APONTAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA AVALIATIVA COMPROMETIDA COM A APRENDIZAGEM E, CONSEQUENTEMENTE COM O CRESCIMENTO PESSOAL E INTELECTUAL DO EDUCANDO. CONCLUI-SE, PORTANTO QUE, AVALIAR É UMA ATIVIDADE CONSTANTE, E QUE ESTÁ SEMPRE EM BUSCA DE NOVAS RESSIGNIFICAÇÕES MEDIADAS PELAS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO.