A LEITURA É UMA PRÁTICA SOCIAL QUE REQUER HABILIDADES COMPLEXAS DO SUJEITO E IMPÕE AINDA MUITAS DIFICULDADES AOS PROFESSORES EM PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM EFICIENTE E SIGNIFICATIVA. ESTE TRABALHO ABORDA A LEITURA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LEITURA POR MEIO DO LETRAMENTO. SÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: INVESTIGAR AS ORIENTAÇÕES DOS PCN PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA E IDENTIFICAR FORMAS SIGNIFICATIVAS DE TRABALHO COM A LEITURA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA ELABORADA TENDO COMO BASE AS IDEIAS DE AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY (1999), TFOUNI (1995) E SOARES (2003), ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE, NOS ESTUDOS DOS AUTORES E NOS DOCUMENTOS DO MEC, A IMPORTÂNCIA DO ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE LETRAMENTO E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO OPÇÃO PARA SUPERAR O ENSINO MECÂNICO DA LÍNGUA E A DECIFRAÇÃO DE CÓDIGOS LINGUÍSTICOS SEM UM SENTIDO DE UTILIZAÇÃO SOCIAL.