A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO QUE OS EGRESSOS DE UM CAMPUS DE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IF) LOCALIZADO NA AMAZÔNIA POSSUEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA AS SUAS FORMAÇÕES. UMA VEZ QUE, O ESTÁGIO CONFIGURA UM MOMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DISCENTE, POIS, OFERECE CONDIÇÕES AOS FUTUROS PROFISSIONAIS DE DESENVOLVEREM SUAS COMPETÊNCIAS, ALÉM DE OPORTUNIZA QUE O MESMO PASSE A COMPREENDER DE FORMA TEÓRICO-PRÁTICA VÁRIOS CONCEITOS QUE LHE FORAM APRESENTADOS E ENSINADOS APENAS NA TEORIA EM SALA. ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA É APRESENTADA UMA VISÃO CONSISTENTE SOBRE O CONCEITO DE ESTÁGIO, A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E AS MODALIDADES DE ESTÁGIO. A PESQUISA, ESTUDO DE CASO, UTILIZOU-SE DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS PARA COLETA DE DADOS. A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA DE 27 (VINTE E SETE) EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS, E AINDA FORAM REALIZADAS 05 (CINCO) ENTREVISTAS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS PELA PESQUISA ESTÃO NO FATO DELA APONTAR QUE O ESTÁGIO FOI UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS E PARA QUE OS MESMOS CONHEÇAM OS DESAFIOS, E AINDA, DINAMICIDADE DO MUNDO DO TRABALHO. ALÉM DISSO, A INVESTIGAÇÃO CONTRIBUIU PARA O CONHECIMENTO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS E AS DEFICIÊNCIAS INSTITUCIONAIS QUE DEVEM SER CORRIGIDAS PARA CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR E MELHORIA DO ACOMPANHAMENTO DOS ESTAGIÁRIOS.