HÁ TEMPOS QUE A HUMANIDADE ANSEIA PELA COMPREENSÃO DO QUE É UM LIVRO. A CONCEPÇÃO E USO QUE SE FAZ ATUALMENTE DOS LIVROS, DEFINEM SUA DENOMINAÇÃO COMO DIDÁTICO OU NÃO. DE MODO QUE LIVRO DIDÁTICO (LD) PASSA A SER AQUI COMPREENDIDO COMO TODO E QUALQUER LIVRO QUE SEJA UTILIZADO PARA FINS EDUCACIONAIS, DE MODO A FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ALÉM DISSO, O LD PODE TER UM PÚBLICO ESPECÍFICO, QUE NESSE TEXTO SÃO OS SUJEITOS DO CAMPO, DAÍ A DENOMINAÇÃO LIVRO DIDÁTICO DO CAMPO. ASSIM, CONSIDERANDO O DESCRITO ATÉ AQUI, TEMOS COMO OBJETIVO ESCLARECER OS TRÊS ASPECTOS EXPLÍCITOS NO TÍTULO, ALÉM DE APRESENTAR HISTORICAMENTE O SURGIMENTO E A NECESSIDADE DE HAVER LIVROS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS PARA OS POVOS DO CAMPO. PARA TANTO, FAZEMOS USO DE UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL DE NATUREZA QUALITATIVA DO FENÔMENO INVESTIGADO CONSIDERANDO A SUA COMPLEXIDADE. LEMBRANDO QUE ESSE TEXTO É UM RECORTE DA PESQUISA DE DOUTORADO E INTEGRA UMA PESQUISA MAIS AMPLA, FINANCIADA PELO CNPQ QUE TEM COMO FOCO A ANÁLISE DA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, APROVADA PELO EDITAL PNLD CAMPO, DE 2014. AO FINAL, É POSSÍVEL DIZER QUE POR MEIO DA PESQUISA, OS OBJETIVOS TEÓRICOS FORAM CUMPRIDOS E QUE FICA EVIDENTE A NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO ESPECÍFICO PARA O SUJEITO DO CAMPO NA TENTATIVA DE SUPRIR NECESSIDADES PRÓPRIAS DE SEUS USUÁRIOS, SEM DESCONSIDERAR TODO O ASPECTO MERCADOLÓGICO QUE TAMBÉM EVOLUIU AO PASSAR DOS ANOS.