ESTE ARTIGO APRESENTA A LITERATURA POPULAR COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) DONANINHA ARRUDA, EM BATURITÉ, INTEGRANDO O PROJETO “LITERATURA POPULAR: REPENTISTAS, VIOLEIROS E CORDELISTAS DE BATURITÉ”. O PROJETO CENTRA-SE NA IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS AUTORES DO CORDEL. A PESQUISA FOI REALIZADA BUSCANDO OBSERVAR E REGISTRAR OS AUTORES LOCAIS ATRAVÉS DE UMA PESQUISA-AÇÃO, COM PESQUISA EXPLORATÓRIA DE CARÁTER QUALITATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES A PARTIR DE OBSERVAÇÕES NOS BAIRROS DA CIDADE. O EMBASAMENTO TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTOU-SE EM AUTORES COMO BENJAMIN, CASCUDO, PAULO FREIRE, DENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE A CULTURA POPULAR PRESENTE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS DA COMUNIDADE PODE SER VIVENCIADA NA ESCOLA COMO PARTE INTEGRANTE DO CURRÍCULO DE LITERATURA BRASILEIRA TENDO COMO FOCO OS AUTORES LOCAIS E SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA. A PARTIR DOS DADOS COLETADOS DEPREENDE-SE QUE O ENSINO DE LITERATURA POPULAR PASSOU A SER CONSIDERADO COMO TEMA RELEVANTE TANTO PARA OS AUTORES IDENTIFICADOS, COMO PARA OS ESTUDANTES QUE PASSARAM A INCLUIR ESSE GÊNERO NO SEU PROCESSO DE CONHECIMENTO E LETRAMENTO, FUNCIONANDO COMO REGISTRO IDENTITÁRIO E HISTÓRICO DOS ASPECTOS CULTURAIS DO SEU CONTEXTO SOCIAL.