ESSE TRABALHO DISCUTE ACERCA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO DE PROFESSORES ENQUANTO FENÔMENO CONTEMPORÂNEO QUE SE MANIFESTA ATRAVÉS DO DESINTERESSE, DESGASTE FÍSICO E PSÍQUICO DA DEGRADAÇÃO DA IMAGEM E AUTOESTIMA, DECORRENTES DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, PROLETARIZAÇÃO DOCENTE E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO, O CASO DA PROF.ª MARTA APRESENTA SITUAÇÕES RESULTANTES DAS CONFIGURAÇÕES CONSTRUÍDAS NA SUA INTINERÂNCIA PROFISSIONAL. NO DECORRER DA PESQUISA UTILIZEI DOIS RECURSOS METODOLÓGICOS: A REVISÃO DE LITERATURA E O ESTUDO DE CASO, ESTE ESTUDO DE CARÁTER INTERDISCIPLINAR DIALOGA ENTRE, DEJOURS (1992), SELLIGMAN (2010), CODO (1999), ESTEVE (1999), E GIL (1991). ESSE TRABALHO RESULTA NO ESFORÇO DE COMPREENSÃO DO ADOECIMENTO COMO CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA, QUE TEM SUA GÊNESE E DESENVOLVIMENTO NO SEIO DO TRABALHO DOCENTE. COMPREENDE AS TENTATIVAS DE SUPERAÇÃO DA PRÓPRIA VULNERABILIDADE, INDAGANDO SOBRE O ESTATUTO DO CONTROLE OU CURA COMO MECANISMOS DE AFASTAMENTO DO ÂMBITO PROFISSIONAL, TOMANDO OS PROFESSORES COMO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL NUM MOVIMENTO DO CUIDADO DE SI E DO OUTRO.