O ENSINO DE QUÍMICA, REQUER NOS DIAS ATUAIS, QUE SEJAM UTILIZADAS ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA QUE ATIVIDADES SEJAM REALIZADAS, ULTRAPASSANDO OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, E TRABALHAR CONTEÚDOS DE FORMA QUE OCORRA UM AUMENTO SIGNIFICATIVO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, COM UM MAIOR INTERESSE ACERCA DE TEMAS RELACIONADOS AO COMPONENTE CURRICULAR. NESSE CONTEXTO, APRESENTAMOS NESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA, A SER REALIZADA COM TURMAS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, NO QUAL O JOGO “TERMOLÚDICO” PROPOSTO, TEM POR FINALIDADE TRABALHAR A TERMOQUÍMICA, DE FORMA QUE FACILITE E TRABALHE OS CONCEITOS ENVOLVIDOS NO TEMA, QUE MUITAS VEZES CAUSAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO POR PARTE DOS ESTUDANTES. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, E DOS REFERENCIAIS CONSULTADOS QUE AFIRMAM A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO RECURSO DE ENSINO, FORAM PENSADAS E ELABORADAS REGRAS E CARTAS, NO QUAL UTILIZANDO DE MÍMICA E DESENHOS PARA ESTUDAR O CONTEÚDO, OS ALUNOS PODEM COMPARTILHAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A RESPEITO DO TEMA. ASSIM, OS EDUCANDOS ESTARÃO TRABALHANDO OS CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA DE FORMA DESCONTRAÍDA, ALÉM DE PROMOVER O TRABALHO EM GRUPO, E ATRELAR O APRENDER À DIVERSÃO, EM PROL DO APRENDIZADO.