A PRESENTE INVESTIGAÇÃO ABORDA ESTUDO COMPARATIVO SOBRE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA), E COMO É TRABALHADA NO ENSINO BÁSICO NO BRASIL E EM PORTUGAL. RESSALTA-SE QUE AS PREOCUPAÇÕES COM A EA, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMEÇARAM A TER CERTA EXPRESSÃO NO BRASIL A PARTIR DA REALIZAÇÃO DA ECO 92 E EM PORTUGAL DESENVOLVEU-SE A PARTIR DE 1990. DESTA FORMA ESSA PESQUISA BUSCA COMPREENDER QUAL ENTENDIMENTO OS PROFESSORES POSSUEM SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMO A TEM PRATICADO EM SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. PARA TANTO, TEREMOS COMO MÉTODO O COMPARATIVO QUE SE OCUPA DA EXPLICAÇÃO DOS FENÔMENOS E PERMITE ANALISAR O DADO CONCRETO, CENTRADO EM ESTUDAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, ESSE MÉTODO REALIZA COMPARAÇÕES COM O OBJETIVO DE VERIFICAR SEMELHANÇAS E EXPLICAR DIVERGÊNCIAS. DEFENDE-SE A OFERTA DE UMA EDUCAÇÃO BÁSICA E AMBIENTAL COM QUALIDADE COMO
UMA ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A PARTIR DO CONTEXTO EXPLÍCITO, OBSERVA-SE NUM PASSADO RECENTE UMA GRANDE PROLIFERAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODO O MUNDO, RESULTANDO NA SÚBITA CONSTATAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE E DA PRÓPRIA.