A PÓS-MODERNIDADE ABRE ESPAÇO PARA PENSARMOS EM SUJEITOS CADA VEZ MAIS CONECTADOS, E POR CONSEGUINTE, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO REQUEREM UM NOVO MODELO DE ENSINO. NESSE SENTIDO, NÃO CABE MAIS NESSE CENÁRIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, APENAS AQUELE MODELO DE AULAS A QUE ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS, EM QUE FIGURAVAM COMO PROTAGONISTAS DO LETRAMENTO O MODELO CANÔNICO DE TEXTOS MUITAS VEZES CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO. EM CONTRAPARTIDA, A TECNOLOGIA TROUXE AO CONTEXTO ESCOLAR NOVOS MODELOS DE TEXTOS – OS TEXTOS MULTIMODAIS OU MULTISSEMIÓTICOS- EXIGINDO-SE DOS SUJEITOS NOVAS FORMAS DE LETRAMENTO. NO ENTANTO, SABEMOS DA DIFICULDADE QUE ENFRENTAMOS EM SALA DE AULA, AO TENTARMOS DISPUTAR TERRITÓRIO COM O CELULAR, OBJETO QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DE NOSSOS ALUNOS. TENDO EM VISTA ESSA REALIDADE, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO, TENDO COMO FERRAMENTA O APLICATIVO WHATSAPP. ACREDITAMOS SER DE SUMA IMPORTÂNCIA INSERIR ESSE TIPO DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA, COMO FORMA DE PREPARAR O DISCENTE COM PROPOSTAS MAIS CONTEMPORÂNEAS DE APRENDIZAGEM, QUE ENVOLVAM A LEITURA E A ESCRITA. USAREMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO NOSSO TRABALHO, OFICINAS ENVOLVENDO OS TEXTOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS E OUTROS QUE SERÃO COMPARTILHADOS NO GRUPO QUE SERÁ CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESSE FIM. AS ATIVIDADES PROPOSTAS CONTEMPLARÃO A ESCRITA, A LEITURA E A ORALIDADE. NOSSO TRABALHO SERÁ ANCORADO NOS PRESSUPOSTOS DE BAKTIN (2011), MARCUSCHI (2008), MAINGUENEAU (2015), KOCH (2006), DENTRE OUTROS. ESPERAMOS COM ESSE TRABALHO, FOMENTAR O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA,ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS QUAIS FAREMOS UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA COM O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS, UTILIZANDO-AS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM