GOMES, Monique Pereira et al.. Análise do livro dídatico da eja. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6261>. Acesso em: 13/11/2024 09:36
A proposta desse artigo enquanto recorte de uma pesquisa em andamento é analisar como o livro didático tem sido utilizado na Educação de Jovens e Adultos, EJA como um dos recursos que serve de emancipação do conhecimento dos sujeitos envolvidos. Aqui pretendemos discutir como se tem dado as políticas que apoiam a inserção do livro didático nessa modalidade de ensino. Buscamos apontar um atendimento específico aos educandos que por tanto tempo foram excluídos, e que agora estão sendo valorizados como sujeitos que têm direito da educação e apropriação do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualificativa exploratória com o objetivo de verificar conteúdos e atividades desenvolvidos no Livro Didático - LD e perceber como se dá a valorização dos sujeitos da EJA enquanto indivíduos ativos no processo de aprendizagem. Conclui-se, pois, valorização do sujeito da EJA independe LD, mas, exige estratégias educativas do educador.