Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA: UM OLHAR DIFERENCIADO

Palavra-chaves: EJA, LIVRO DIDÁTICO, EXERCÍCIOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6424
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 266
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA: UM OLHAR DIFERENCIADO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma discussão sobre as tipologias de exercícios de compreensão textual contidos no livro didático de alfabetização da EJA, verificando sua contribuição no desenvolvimento das potencialidades cognitivas e psicossociais de jovens e adultos. No livro observado verificou-se a sua validade prescrita no PNLD, a sua contextualização didático-metodológica (autores, conteúdos, metodologia, avaliação), ressaltando as atividades de compreensão textual baseada no conteúdo temático “De volta a infância”, atentando para a sua tematização com a realidade social dos alunos (as) da EJA e, por meio dos exercícios (FREIRE, 1996; MARCHUSCI, 2001). Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em sala, por meio do Componente Curricular Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pela Profa. Dra. Zelia Maria de Arruda Santiago (DE/UEPB). Com este trabalho, entende-se que o LD de alfabetização da EJA se distancia das propostas de alfabetização ventiladas pelo educador Paulo Freire."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "EJA, LIVRO DIDÁTICO, EXERCÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_23_06_idinscrito_266_b9a0113a8dfb85f873b3749371817e2d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "etavivi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6424
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 277
    "inscrito_id" => 266
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO NA EJA: UM OLHAR DIFERENCIADO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma discussão sobre as tipologias de exercícios de compreensão textual contidos no livro didático de alfabetização da EJA, verificando sua contribuição no desenvolvimento das potencialidades cognitivas e psicossociais de jovens e adultos. No livro observado verificou-se a sua validade prescrita no PNLD, a sua contextualização didático-metodológica (autores, conteúdos, metodologia, avaliação), ressaltando as atividades de compreensão textual baseada no conteúdo temático “De volta a infância”, atentando para a sua tematização com a realidade social dos alunos (as) da EJA e, por meio dos exercícios (FREIRE, 1996; MARCHUSCI, 2001). Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em sala, por meio do Componente Curricular Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pela Profa. Dra. Zelia Maria de Arruda Santiago (DE/UEPB). Com este trabalho, entende-se que o LD de alfabetização da EJA se distancia das propostas de alfabetização ventiladas pelo educador Paulo Freire."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "EJA, LIVRO DIDÁTICO, EXERCÍCIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_23_06_idinscrito_266_b9a0113a8dfb85f873b3749371817e2d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "etavivi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre as tipologias de exercícios de compreensão textual contidos no livro didático de alfabetização da EJA, verificando sua contribuição no desenvolvimento das potencialidades cognitivas e psicossociais de jovens e adultos. No livro observado verificou-se a sua validade prescrita no PNLD, a sua contextualização didático-metodológica (autores, conteúdos, metodologia, avaliação), ressaltando as atividades de compreensão textual baseada no conteúdo temático “De volta a infância”, atentando para a sua tematização com a realidade social dos alunos (as) da EJA e, por meio dos exercícios (FREIRE, 1996; MARCHUSCI, 2001). Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em sala, por meio do Componente Curricular Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pela Profa. Dra. Zelia Maria de Arruda Santiago (DE/UEPB). Com este trabalho, entende-se que o LD de alfabetização da EJA se distancia das propostas de alfabetização ventiladas pelo educador Paulo Freire.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.