Este artigo apresenta uma discussão sobre as tipologias de exercícios de compreensão textual contidos no livro didático de alfabetização da EJA, verificando sua contribuição no desenvolvimento das potencialidades cognitivas e psicossociais de jovens e adultos. No livro observado verificou-se a sua validade prescrita no PNLD, a sua contextualização didático-metodológica (autores, conteúdos, metodologia, avaliação), ressaltando as atividades de compreensão textual baseada no conteúdo temático “De volta a infância”, atentando para a sua tematização com a realidade social dos alunos (as) da EJA e, por meio dos exercícios (FREIRE, 1996; MARCHUSCI, 2001). Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada em sala, por meio do Componente Curricular Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pela Profa. Dra. Zelia Maria de Arruda Santiago (DE/UEPB). Com este trabalho, entende-se que o LD de alfabetização da EJA se distancia das propostas de alfabetização ventiladas pelo educador Paulo Freire.