NESTE ARTIGO ANALISAMOS A METODOLOGIA DE PROJETO COMO ATIVIDADE QUE PODE SER UTILIZADA POR PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA ENSINAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA. NA SISTEMATIZAÇÃO DA PESQUISA RECORREMOS AO TRABALHO PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MARIA CARMEN SILVEIRA BARBOSA E MARIA DA GRAÇA SOUZA HORN, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DESSAS AUTORAS PARA O ENSINO DOS DIVERSOS CONTEÚDOS QUE PODEM SER ENSINADOS ATRAVÉS DESSA METODOLOGIA, UMA VEZ QUE REFLETEM O UNIVERSO NO QUAL A CRIANÇA ESTÁ INSERIDA. AINDA, DIALOGAMOS COM O TRABALHO DE ALVES; FERNANDES; E CHAGAS (2018), VISTO ESSES AUTORES APONTAREM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO METODOLOGIA ASSOCIADA A PROJETOS, QUE OS/AS PROFESSORES/AS PODEM UTILIZÁ-LA PARA ENSINAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRA. DESTA FEITA, TRABALHAR COM ESSE RECURSO PEDAGÓGICO NA INFÂNCIA TORNA-SE RELEVANTE PELO FATO DE FORMAR A CRIANÇA DESDE CEDO PARA A VIDA EM SOCIEDADE, DE MODO QUE ELA POSSA APRENDER VALORES RELACIONADOS À CULTURA AFRO-BRASILEIRA E ASSIM RESPEITAR A DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE NO BRASIL.