O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA INQUIETAÇÃO RESULTANTE NA PESQUISA, SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA REFERENTE A ALUNOS SURDOS. ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EXISTENTES NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL, ESPECIFICAMENTE PIRÂMIDES, SUBSIDIADAS PELO SOFTWARE GEOGEBRA 3D, POR ALUNO COM SURDEZ.
DE ACORDO COM O ESTUDO DESENVOLVIDO, É POSSÍVEL MOSTRAR QUE DENTRO DA MATEMÁTICA É POSSÍVEL LECIONAR DINAMICAMENTE UMA DISCIPLINA CONSIDERADA PELA MAIORIA TÃO TRADICIONAL. NO ENTANTO PRECISA DE ANÁLISE COMPLEMENTAR PARA ENTENDER CLARAMENTE QUAL O EFEITO O GEOGEBRA IRÁ CAUSAR NA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO PRINCIPAL TEMOS TEÓRICO HOHENWARTE 2007 E STROBEL 2008. OS MÉTODOS UTILIZADOS NA PESQUISA SERÃO DE COLETA DE DADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO ALUNO SURDO, QUE É CARACTERIZADA POR OBSERVAÇÃO E REGISTROS DE FORMA DIRETA DO FATO EM ESTUDO, ONDE O PESQUISADOR PARTICIPA DO FATO OU FENÔMENO EM ESTUDO. A PESQUISA É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E O MÉTODO UTILIZADO FOI O QUANTI-QUALITATIVO. CONCLUINDO QUE O USO DO SOFTWARE SERÁ UMA FERRAMENTA BASTANTE ÚTIL DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO DO ALUNO SURDO, TENDO EM VISTO QUE O SURDO PODERÁ VISUALIZAR O CONTEÚDO, SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS.