A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03: OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58368 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4992 "inscrito_id" => 9748 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03: OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS" "resumo" => "A LEI 10.639/03 QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA NA REDE DE ENSINO REPRESENTA UM MARCO, EM NOSSA SOCIEDADE, NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVA A EQUIDADE SOCIAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOBRE AS MATRIZES ÉTNICAS E CULTURAIS DO BRASIL. VALE DESTACAR QUE, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É ELEMENTO CRUCIAL PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA LEI SUPRACITADA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO ESCOPO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03. PARTINDO DA PERSPECTIVA DE QUE, É A PARTIR DA COMPREENSÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO, ACERCA DA REFERIDA LEI, QUE OS (AS) FUTUROS (A) EDUCADORES (AS) PODERÃO SER SUJEITOS DE MUDANÇA NO COMBATE AO RACISMO E NO COMPROMETIMENTO COM UMA EDUCAÇÃO POSITIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. A PESQUISA – AÇÃO E A PESQUISA DESCRITIVA FORAM UTILIZADAS COMO METODOLOGIAS PARA A ELABORAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO. O MESMO OBJETIVA ANALISAR COMO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PODE CONTRIBUIR PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03, BEM COMO COMPREENDER COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, VOLTADAS PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03, DESENVOLVIDAS COM OS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES, PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POSITIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TRAZ, TAMBÉM, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR NO TRATO COM AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS. PALAVRAS – CHAVE: RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LEI 10.639/03." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LEI 10.639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9748_29092019141502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA MARIA LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SÂMIA" "autor_email" => "samalisantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58368 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4992 "inscrito_id" => 9748 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03: OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS" "resumo" => "A LEI 10.639/03 QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA NA REDE DE ENSINO REPRESENTA UM MARCO, EM NOSSA SOCIEDADE, NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVA A EQUIDADE SOCIAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOBRE AS MATRIZES ÉTNICAS E CULTURAIS DO BRASIL. VALE DESTACAR QUE, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É ELEMENTO CRUCIAL PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA LEI SUPRACITADA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO ESCOPO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03. PARTINDO DA PERSPECTIVA DE QUE, É A PARTIR DA COMPREENSÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO, ACERCA DA REFERIDA LEI, QUE OS (AS) FUTUROS (A) EDUCADORES (AS) PODERÃO SER SUJEITOS DE MUDANÇA NO COMBATE AO RACISMO E NO COMPROMETIMENTO COM UMA EDUCAÇÃO POSITIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. A PESQUISA – AÇÃO E A PESQUISA DESCRITIVA FORAM UTILIZADAS COMO METODOLOGIAS PARA A ELABORAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO. O MESMO OBJETIVA ANALISAR COMO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PODE CONTRIBUIR PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03, BEM COMO COMPREENDER COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, VOLTADAS PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03, DESENVOLVIDAS COM OS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES, PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POSITIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TRAZ, TAMBÉM, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR NO TRATO COM AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS. PALAVRAS – CHAVE: RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LEI 10.639/03." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LEI 10.639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9748_29092019141502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA MARIA LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SÂMIA" "autor_email" => "samalisantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }