A LEI 10.639/03 QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA NA REDE DE ENSINO REPRESENTA UM MARCO, EM NOSSA SOCIEDADE, NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVA A EQUIDADE SOCIAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA SOBRE AS MATRIZES ÉTNICAS E CULTURAIS DO BRASIL. VALE DESTACAR QUE, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É ELEMENTO CRUCIAL PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DA LEI SUPRACITADA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO ESCOPO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS À LUZ DA LEI 10.639/03. PARTINDO DA PERSPECTIVA DE QUE, É A PARTIR DA COMPREENSÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO, ACERCA DA REFERIDA LEI, QUE OS (AS) FUTUROS (A) EDUCADORES (AS) PODERÃO SER SUJEITOS DE MUDANÇA NO COMBATE AO RACISMO E NO COMPROMETIMENTO COM UMA EDUCAÇÃO POSITIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. A PESQUISA – AÇÃO E A PESQUISA DESCRITIVA FORAM UTILIZADAS COMO METODOLOGIAS PARA A ELABORAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO. O MESMO OBJETIVA ANALISAR COMO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PODE CONTRIBUIR PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03, BEM COMO COMPREENDER COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, VOLTADAS PARA O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639/03, DESENVOLVIDAS COM OS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES, PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POSITIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TRAZ, TAMBÉM, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR NO TRATO COM AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS. PALAVRAS – CHAVE: RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LEI 10.639/03.