ESTA PESQUISA ABORDA A POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A UM SISTEMA FÍSICO ATRAVÉS DO USO DE FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS, BEM COMO SEUS MÉTODOS DE ESTUDO, COMO É O CASO DA DERIVADA DIRECIONAL. DIANTE DISSO, ESTA ABORDAGEM DIZ RESPEITO A SITUAÇÃO USUAL DA TRAJETÓRIA SIMPLES DE UM SKATISTA NUMA RAMPA TRADICIONAL DO ESPORTE. DEPENDENDO DA PERSPECTIVA, ESTA MODELAGEM PODE SER FEITA DE FORMA ANALÍTICA, NO ENTANTO O OBJETIVO DA PESQUISA VISA A UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS, NESTE CASO O SOFTWARE MATEMÁTICO MAPLE, COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NA ANÁLISE DO SISTEMA EM QUESTÃO. O SISTEMA ANALISADO É DESCRITO PELA TRAJETÓRIA SIMPLES DE UM SKATISTA, A QUAL ESTÁ RELACIONADA FISICAMENTE A TRÊS POSSÍVEIS SITUAÇÕES EM QUE O MOVIMENTO ESTÁ SUJEITO, SÃO ELAS: SUPERFÍCIE PLANA OU NIVELADA, RAMPA E PARABOLOIDE. COM ISSO, É FEITA A ANÁLISE DAS SUPERFÍCIES DE CONTORNO, CURVAS DE NÍVEL E DERIVADAS DIRECIONAIS DAS EQUAÇÕES QUE MODELAM CADA POSSÍVEL CENÁRIO, A FIM DE INSTIGAR A ANÁLISE DAS DEMAIS CARACTERÍSTICAS ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, COMO É O CASO DA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NA VELOCIDADE DO SKATISTA DURANTE A SUA TRAJETÓRIA, E COMO COMPORTA-SE A CONSERVAÇÃO DA ENERGIA PRESENTE NUMA RAMPA, POR EXEMPLO. ACREDITAMOS QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA PODE E DEVE SE ESTENDER ALÉM DOS CÁLCULOS TEÓRICOS, TENDO COMO OBJETIVO A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ADEQUADAS. A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO AQUI RESPONDIDA REPRESENTA DE FORMA INTUITIVA A APLICAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE NÍVEL, DERIVADA DIRECIONAL, ALÉM DE MÉTODOS COMPUTACIONAIS ATRELADOS À MODELAGEM MATEMÁTICA.