O PRESENTE ARTIGO PRETENDE FAZER UMA ANALISES DE DUAS POLÍTICAS PÚBLICAS, UMA NO BRASIL E OUTRA NA COLÔMBIA, QUE SURGIRAM COMO RESPOSTA NO CONTEXTO EDUCATIVO À CRESCENTE VIOLÊNCIA SOCIAL. INCIALMENTE SE APRESENTA O PANORAMA HISTÓRICO QUE LEVOU AO POSICIONAMENTO DO TEMA NA AGENDA TRANSACIONAL, PARA POSTERIORMENTE ENTENDER A LÓGICA NA QUAL FORAM PENSADAS AS ESCOLAS DE PAZ, NO RIO DE JANEIRO, BRASIL, E AS CÁTEDRAS DE PAZ NA COLÔMBIA. ASSIM, IMBRICAMOS AS PRIMEIRAS NO DEBATE INTERNO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, E VEMOS COMO AS SEGUNDAS DISPUTAM –OU COMPLEMENTAM- TEMAS E VISÕES COM OS ESTÂNDARES BÁSICOS, O QUE LHE FAZ PERDER POTENCIALIDADE. DESTE MODO, SE ESTABELECE UM DIÁLOGO ENTRE OS DOIS PAÍSES QUE NOS PERMITE PENSAR OU REPENSAR A PARTIR DAS DIFERENTES EXPERIENCIAS, UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE A CULTURA DA PAZ, TENDO AS ESCOLAS COMO EIXO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES MAIS DEMOCRÁTICAS.