DIANTE DO CENÁRIO DE ALTO ÍNDICE DE REPETÊNCIA E EVASÃO NOS CURSOS DE ESTATÍSTICA, FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (CCET) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), ESSE ARTIGO OBJETIVAR IDENTIFICAR E CARACTERIZAR A REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO DO ESTUDANTE EM SUA TRAJETÓRIA NA UNIVERSIDADE. O ESTUDO EM TORNO DA TEMÁTICA PROPOSTA REQUER A UTILIZAÇÃO DE DADOS QUANTIFICÁVEIS, EM CONSONÂNCIA COM AS TEORIAS OU HIPÓTESES DE TRABALHO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA QUE TEM O PENSAMENTO DOS PROFESSORES ENQUANTO AGENTES TRANSFORMADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O ESTUDO FOI REALIZADO COM 48 DOCENTES DOS CURSOS SUPRACITADOS. TAL PESQUISA É DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. AS RESPOSTAS ANALISADAS REFEREM-SE À PERGUNTA RELATIVA AO OBJETIVO DESTE TRABALHO. ESSAS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS E ORGANIZADAS ATRAVÉS DAS ANÁLISES LEXICAL E DE CONTEÚDO E DA NUVEM DE PALAVRAS. A PARTIR DESTE ESTUDO, PÔDE-SE CONSTATAR QUE, PARA OS DOCENTES, O SUCESSO ACADÊMICO ESTÁ ATRELADO AO BOM APROVEITAMENTO, DOMÍNIO DO CONTEÚDO, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS VOLTADAS À PROFISSÃO.