Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE TRAJETÓRIA DE SUCESSO ACADÊMICO NA UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: SUCESSO, TRAJETÓRIA ACADÊMICA, REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59278
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3365
    "inscrito_id" => 10812
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE TRAJETÓRIA DE SUCESSO ACADÊMICO NA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "DIANTE DO CENÁRIO DE ALTO ÍNDICE DE REPETÊNCIA E EVASÃO NOS CURSOS DE ESTATÍSTICA, FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (CCET) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), ESSE ARTIGO OBJETIVAR IDENTIFICAR E CARACTERIZAR A REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO DO ESTUDANTE EM SUA TRAJETÓRIA NA UNIVERSIDADE. O ESTUDO EM TORNO DA TEMÁTICA PROPOSTA REQUER A UTILIZAÇÃO DE DADOS QUANTIFICÁVEIS, EM CONSONÂNCIA COM AS TEORIAS OU HIPÓTESES DE TRABALHO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA QUE TEM O PENSAMENTO DOS PROFESSORES ENQUANTO AGENTES TRANSFORMADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O ESTUDO FOI REALIZADO COM 48 DOCENTES DOS CURSOS SUPRACITADOS. TAL PESQUISA É DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. AS RESPOSTAS ANALISADAS REFEREM-SE À PERGUNTA RELATIVA AO OBJETIVO DESTE TRABALHO. ESSAS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS E ORGANIZADAS ATRAVÉS DAS ANÁLISES LEXICAL E DE CONTEÚDO E DA NUVEM DE PALAVRAS. A PARTIR DESTE ESTUDO, PÔDE-SE CONSTATAR QUE, PARA OS DOCENTES, O SUCESSO ACADÊMICO ESTÁ ATRELADO AO BOM APROVEITAMENTO, DOMÍNIO DO CONTEÚDO, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS VOLTADAS À PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SUCESSO, TRAJETÓRIA ACADÊMICA, REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10812_19092019162246.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAELMA MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "RAELMA DANTAS"
    "autor_email" => "raelmastarm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59278
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3365
    "inscrito_id" => 10812
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE TRAJETÓRIA DE SUCESSO ACADÊMICO NA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "DIANTE DO CENÁRIO DE ALTO ÍNDICE DE REPETÊNCIA E EVASÃO NOS CURSOS DE ESTATÍSTICA, FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (CCET) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), ESSE ARTIGO OBJETIVAR IDENTIFICAR E CARACTERIZAR A REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO DO ESTUDANTE EM SUA TRAJETÓRIA NA UNIVERSIDADE. O ESTUDO EM TORNO DA TEMÁTICA PROPOSTA REQUER A UTILIZAÇÃO DE DADOS QUANTIFICÁVEIS, EM CONSONÂNCIA COM AS TEORIAS OU HIPÓTESES DE TRABALHO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA QUE TEM O PENSAMENTO DOS PROFESSORES ENQUANTO AGENTES TRANSFORMADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O ESTUDO FOI REALIZADO COM 48 DOCENTES DOS CURSOS SUPRACITADOS. TAL PESQUISA É DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. AS RESPOSTAS ANALISADAS REFEREM-SE À PERGUNTA RELATIVA AO OBJETIVO DESTE TRABALHO. ESSAS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS E ORGANIZADAS ATRAVÉS DAS ANÁLISES LEXICAL E DE CONTEÚDO E DA NUVEM DE PALAVRAS. A PARTIR DESTE ESTUDO, PÔDE-SE CONSTATAR QUE, PARA OS DOCENTES, O SUCESSO ACADÊMICO ESTÁ ATRELADO AO BOM APROVEITAMENTO, DOMÍNIO DO CONTEÚDO, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS VOLTADAS À PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "SUCESSO, TRAJETÓRIA ACADÊMICA, REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID10812_19092019162246.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAELMA MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "RAELMA DANTAS"
    "autor_email" => "raelmastarm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DIANTE DO CENÁRIO DE ALTO ÍNDICE DE REPETÊNCIA E EVASÃO NOS CURSOS DE ESTATÍSTICA, FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (CCET) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), ESSE ARTIGO OBJETIVAR IDENTIFICAR E CARACTERIZAR A REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O SUCESSO ACADÊMICO DO ESTUDANTE EM SUA TRAJETÓRIA NA UNIVERSIDADE. O ESTUDO EM TORNO DA TEMÁTICA PROPOSTA REQUER A UTILIZAÇÃO DE DADOS QUANTIFICÁVEIS, EM CONSONÂNCIA COM AS TEORIAS OU HIPÓTESES DE TRABALHO, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA QUE TEM O PENSAMENTO DOS PROFESSORES ENQUANTO AGENTES TRANSFORMADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O ESTUDO FOI REALIZADO COM 48 DOCENTES DOS CURSOS SUPRACITADOS. TAL PESQUISA É DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. AS RESPOSTAS ANALISADAS REFEREM-SE À PERGUNTA RELATIVA AO OBJETIVO DESTE TRABALHO. ESSAS RESPOSTAS FORAM CATEGORIZADAS E ORGANIZADAS ATRAVÉS DAS ANÁLISES LEXICAL E DE CONTEÚDO E DA NUVEM DE PALAVRAS. A PARTIR DESTE ESTUDO, PÔDE-SE CONSTATAR QUE, PARA OS DOCENTES, O SUCESSO ACADÊMICO ESTÁ ATRELADO AO BOM APROVEITAMENTO, DOMÍNIO DO CONTEÚDO, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS VOLTADAS À PROFISSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.