O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA FAZ UMA AMPLA ABORDAGEM ACERCA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL (PC), DESENVOLVIDO POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS. O PC É ESTRUTURADO POR QUATRO PILARES (DECOMPOSIÇÃO, RECONHECIMENTO DE PADRÃO, ABSTRAÇÃO E ALGORITMO) E PODE SER DEFINIDO COMO A CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA EFICIENTE. ESSA HABILIDADE PODE SER DESENVOLVIDA POR TODOS E NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE LIGADA AO USO DE MÁQUINAS, A DEPENDER DO MÉTODO DE APLICAÇÃO. NESSE ÂMBITO ESTÃO INSERIDAS AS ATIVIDADES DESPLUGADAS, QUE PERMITEM VIVENCIAR A PROGRAMAÇÃO DE FORMA LÚDICA, SEM A UTILIZAÇÃO DE COMPUTADORES, PROGRAMAS ONLINE OU APLICATIVOS. ESTA METODOLOGIA FOI APLICADA NESTA PESQUISA, TENDO COMO ALVO ALUNOS DO 5º ANO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. ALÉM DE TRABALHAR O PC E A PROGRAMAÇÃO SEM USO DE MÁQUINAS, AS ATIVIDADES DESPLUGADAS EXERCITAM A FLEXIBILIDADE COGNITIVA, UMA DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DO CÉREBRO. A FLEXIBILIDADE COGNITIVA PERMITE PENSAR DE MANEIRA CRIATIVA, USANDO A CRIATIVIDADE PARA RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMAS, REORGANIZAR OS PENSAMENTOS DIANTE DE UM DESAFIO, BUSCAR NOVAS ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE UM CONFLITO, OU COMO DEFINEM ALGUNS AUTORES A “PENSAR FORA DA CAIXA”. FORAM APLICADAS QUATRO ATIVIDADES DESPLUGADAS, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E O RACIOCÍNIO LÓGICO, DE FORMA INTERDISCIPLINAR, PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA. EMBORA SEJA UM PROJETO IMPLANTADO RECENTEMENTE, OBSERVOU-SE RÁPIDO ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, COM GRANDE ÍNDICE DE ACEITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS MESMAS