Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ALIADA AO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Palavra-chaves: PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, TEORIA-PRÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA. Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA, OS QUAIS FAZEM PARTE DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA LICENCIATURA - PDVL, QUE ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES FEITAS OBSERVARAM QUE UMA PEQUENA PARCELA DOS PROFESSORES REALIZAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS QUÍMICAS COM OS SEUS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. APESAR DA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ELA CONTINUA SENDO APRESENTADA, EM SUMA, POR INTERMÉDIO DE FÓRMULAS, DEFINIÇÕES E EXERCÍCIOS PADRONIZADOS, SEM SER CORRELACIONADA COM A TEORIA. A EXPERIMENTAÇÃO, SOBRETUDO QUANDO REALIZADA COM MATERIAIS SIMPLES QUE O ALUNO TEM CONDIÇÕES DE MANIPULAR E CONTROLAR, FACILITA O APRENDIZADO DOS CONCEITOS, DESPERTA O INTERESSE E SUSCITA UMA ATITUDE INDAGADORA POR PARTE DO ESTUDANTE. TEM-SE COMO OBJETIVO PRIMORDIAL APRESENTAR OS PRINCIPAIS EMPECILHOS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E IDENTIFICAR SE A JUNÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA AUXILIA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO. VISTO QUE, A MAIORIA DAS ESCOLAS POSSUEM FALTA DE ESTRUTURA EM SEU AMBIENTE DE FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM FALTA DE LABORATÓRIO, DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E INÚMERAS DIFICULDADES QUE ATRAPALHAM A PROMOÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL. ISSO FAZ COM QUE NÃO SE SINTAM SEGURO QUANTO À FORMA DE INCORPORAR ESTE RECURSO NA DINÂMICA DE SUAS AULAS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS FORAM DOIS QUESTIONÁRIOS. UM PREVIAMENTE A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO E OUTRO APÓS O EXPERIMENTO, COM O INTUITO DE AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES E OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS APÓS A PRÁTICA EXPERIMENTAL.

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