ESTE TRABALHO FOI REALIZADO POR GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA, OS QUAIS FAZEM PARTE DO PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES PARA LICENCIATURA - PDVL, QUE ATRAVÉS DAS INTERVENÇÕES FEITAS OBSERVARAM QUE UMA PEQUENA PARCELA DOS PROFESSORES REALIZAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS QUÍMICAS COM OS SEUS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. APESAR DA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ELA CONTINUA SENDO APRESENTADA, EM SUMA, POR INTERMÉDIO DE FÓRMULAS, DEFINIÇÕES E EXERCÍCIOS PADRONIZADOS, SEM SER CORRELACIONADA COM A TEORIA. A EXPERIMENTAÇÃO, SOBRETUDO QUANDO REALIZADA COM MATERIAIS SIMPLES QUE O ALUNO TEM CONDIÇÕES DE MANIPULAR E CONTROLAR, FACILITA O APRENDIZADO DOS CONCEITOS, DESPERTA O INTERESSE E SUSCITA UMA ATITUDE INDAGADORA POR PARTE DO ESTUDANTE. TEM-SE COMO OBJETIVO PRIMORDIAL APRESENTAR OS PRINCIPAIS EMPECILHOS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E IDENTIFICAR SE A JUNÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA AUXILIA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO. VISTO QUE, A MAIORIA DAS ESCOLAS POSSUEM FALTA DE ESTRUTURA EM SEU AMBIENTE DE FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM FALTA DE LABORATÓRIO, DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS E INÚMERAS DIFICULDADES QUE ATRAPALHAM A PROMOÇÃO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL. ISSO FAZ COM QUE NÃO SE SINTAM SEGURO QUANTO À FORMA DE INCORPORAR ESTE RECURSO NA DINÂMICA DE SUAS AULAS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DOS DADOS FORAM DOIS QUESTIONÁRIOS. UM PREVIAMENTE A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO E OUTRO APÓS O EXPERIMENTO, COM O INTUITO DE AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES E OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS APÓS A PRÁTICA EXPERIMENTAL.