Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES LINGUAGENS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Palavra-chaves: DIFERENTES LINGUAGENS, EDUCAÇÃO INFANTIL, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58455
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3885
    "inscrito_id" => 1129
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES LINGUAGENS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO RESULTA DE UM PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA INICIADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I E II, NO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO, DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS/PB E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL: DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A CAPACIDADE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DOS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS, ASSIM COMO A MÚSICA, A DANÇA, A ARTE E O TEATRO. O PROJETO FOI INICIADO EM 2019.1, DANDO CONTINUIDADE NO SEMESTRE SEGUINTE, A PARTIR DE DIFERENTES ESTUDOS VOLTADOS PARA O ENTENDIMENTO DO LÚDICO EM SALA DE AULA, ENQUANTO PROPULSOR DE NOVAS APRENDIZAGENS. PARA A ELABORAÇÃO DESSE ARTIGO LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA COMO KISHIMOTO (2002); FRIEDMAN (2012), BROUGÉRE (2002), BEM COMO DOCUMENTOS OFICIAIS COMO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017) E O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1998) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), QUE ASSEGURAM A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO FAVORECEDORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VIMOS A IMPORTÂNCIA DE ESTUDARMOS A TEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA OBTERMOS UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DAS DIFERENTES LINGUAGENS E HABILIDADES ADQUIRIDAS PELAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DIFERENTES LINGUAGENS, EDUCAÇÃO INFANTIL, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID1129_25092019153203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KARINE DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KARINE"
    "autor_email" => "Ka501868@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58455
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3885
    "inscrito_id" => 1129
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES LINGUAGENS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO RESULTA DE UM PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA INICIADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I E II, NO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO, DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS/PB E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL: DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A CAPACIDADE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DOS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS, ASSIM COMO A MÚSICA, A DANÇA, A ARTE E O TEATRO. O PROJETO FOI INICIADO EM 2019.1, DANDO CONTINUIDADE NO SEMESTRE SEGUINTE, A PARTIR DE DIFERENTES ESTUDOS VOLTADOS PARA O ENTENDIMENTO DO LÚDICO EM SALA DE AULA, ENQUANTO PROPULSOR DE NOVAS APRENDIZAGENS. PARA A ELABORAÇÃO DESSE ARTIGO LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA COMO KISHIMOTO (2002); FRIEDMAN (2012), BROUGÉRE (2002), BEM COMO DOCUMENTOS OFICIAIS COMO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017) E O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1998) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), QUE ASSEGURAM A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO FAVORECEDORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VIMOS A IMPORTÂNCIA DE ESTUDARMOS A TEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA OBTERMOS UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DAS DIFERENTES LINGUAGENS E HABILIDADES ADQUIRIDAS PELAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "DIFERENTES LINGUAGENS, EDUCAÇÃO INFANTIL, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID1129_25092019153203.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KARINE DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KARINE"
    "autor_email" => "Ka501868@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO RESULTA DE UM PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA INICIADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I E II, NO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO, DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS/PB E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL: DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A CAPACIDADE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DOS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS, ASSIM COMO A MÚSICA, A DANÇA, A ARTE E O TEATRO. O PROJETO FOI INICIADO EM 2019.1, DANDO CONTINUIDADE NO SEMESTRE SEGUINTE, A PARTIR DE DIFERENTES ESTUDOS VOLTADOS PARA O ENTENDIMENTO DO LÚDICO EM SALA DE AULA, ENQUANTO PROPULSOR DE NOVAS APRENDIZAGENS. PARA A ELABORAÇÃO DESSE ARTIGO LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA COMO KISHIMOTO (2002); FRIEDMAN (2012), BROUGÉRE (2002), BEM COMO DOCUMENTOS OFICIAIS COMO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017) E O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1998) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), QUE ASSEGURAM A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO FAVORECEDORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VIMOS A IMPORTÂNCIA DE ESTUDARMOS A TEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA OBTERMOS UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DAS DIFERENTES LINGUAGENS E HABILIDADES ADQUIRIDAS PELAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Ana Karine da Silva Alves

    Ótimo trabalho! Estão de parabéns

    27/08/2020 12:31:40

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.