ESTE TRABALHO RESULTA DE UM PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA INICIADA NA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I E II, NO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO, DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS CAJAZEIRAS/PB E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL: DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A CAPACIDADE DE SE COMUNICAR ATRAVÉS DOS DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS, ASSIM COMO A MÚSICA, A DANÇA, A ARTE E O TEATRO. O PROJETO FOI INICIADO EM 2019.1, DANDO CONTINUIDADE NO SEMESTRE SEGUINTE, A PARTIR DE DIFERENTES ESTUDOS VOLTADOS PARA O ENTENDIMENTO DO LÚDICO EM SALA DE AULA, ENQUANTO PROPULSOR DE NOVAS APRENDIZAGENS. PARA A ELABORAÇÃO DESSE ARTIGO LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA COMO KISHIMOTO (2002); FRIEDMAN (2012), BROUGÉRE (2002), BEM COMO DOCUMENTOS OFICIAIS COMO: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017) E O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1998) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), QUE ASSEGURAM A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO FAVORECEDORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VIMOS A IMPORTÂNCIA DE ESTUDARMOS A TEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA OBTERMOS UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DAS DIFERENTES LINGUAGENS E HABILIDADES ADQUIRIDAS PELAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA.