O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO ENSINO BÁSICO E TÉCNICO DE BIOLOGIA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE NAS OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES DO BOLSISTA A RESPEITO DAS DUAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS DOIS AMBIENTES. A ANÁLISE DOS DADOS ADQUIRIDOS COM BASE NESSAS FORMAS DE COLETA SUBJETIVAS POSSIBILITOU A OBTENÇÃO DE RESULTADOS COMPARATIVOS ENTRE AS DUAS INSTITUIÇÕES. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE AS DUAS INSTITUIÇÕES PROPORCIONAM EXPERIÊNCIAS SIMILARES, PORÉM COM FREQUÊNCIAS BEM DISTINTAS, PRINCIPALMENTE RELACIONADO À APLICAÇÃO DE REGÊNCIAS E AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, EM QUE, NO ENSINO TÉCNICO, A APLICAÇÃO DE REGÊNCIAS É BEM MENOR E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS É BEM MAIS INTENSO SE COMPARADO AO ENSINO BÁSICO. ALÉM DISSO, É POSSÍVEL PERCEBER TAMBÉM UMA MAIOR PROPORÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO TÉCNICO EM COMPARAÇÃO COM ENSINO BÁSICO, O QUE ENVOLVE DIRETAMENTE A ESTRUTURA DE AMBAS AS INSTITUIÇÕES. ADEMAIS, A PESQUISA EM QUESTÃO TORNA-SE RELEVANTE PARA ANALISAR A FORMA COMO A BIOLOGIA É TRABALHADA EM DIFERENTES ÁREAS.