O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR ALGUMAS TEORIAS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, BEM COMO AS VÁRIAS METODOLOGIAS E ABORDAGENS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, NO INTUITO DE PRODUZIR UM MATERIAL DIDÁTICO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA PROPÓSITO ESPECÍFICO QUE VISE O USO DA LÍNGUA COMO COMUNICAÇÃO NO CAMPO DO TURISMO RECEPTIVO NO TERRITÓRIO DO GEOPARK ARARIPE, NO CARIRI CEARENSE. ABORDAREMOS, PRINCIPALMENTE OS ESTUDOS DE PIAGET, VYGOSTY, BHAKTIN E GARDNER, BEM COMO OS MÉTODOS DE TRADUÇÃO E GRAMÁTICA, DIRETO, AUDIOLINGUAL, E AS ABORDAGENS DE RESPOSTA FÍSICA TOTAL E COMUNICATIVA. AO FINAL SERÃO COLOCADOS QUAIS MÉTODOS E ABORDAGENS SERIAM MAIS EFICAZES DIANTE DOS DIVERSOS CONTEÚDOS QUE PODERIAM SER ABORDADOS NESSE CAMPO E SERÁ CONFECCIONADO UM LIVRO OU CARTILHA, COM USO DE QUADRINHOS E UM MATERIAL DE APOIO (ÁUDIOS) DISPONÍVEL NA INTERNET PARA O ACOMPANHAMENTO. SERÁ UMA NOVA PERSPECTIVA CURRICULAR NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, UTILIZANDO O LOCAL, O COTIDIANO E O CONHECIMENTO DE MUNDO DO APRENDIZ PARA A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.