A AFETIVIDADE É UM SENTIMENTO QUE PERMEIA A VIDA DO SER HUMANO EM TODAS AS SUAS ETAPAS. A REFLEXÃO E COMPREENSÃO DO QUE SENTIMOS É ESSENCIAL PARA NOS RELACIONARMOS MELHOR COM NÓS MESMOS E COM O OUTRO, O QUE SE TORNA ESSENCIAL UM OLHAR SENSÍVEL PARA TAL ASPECTO. A AFETIVIDADE TORNA-SE, ENTÃO, UM PONTO RELEVANTE PARA SE PENSAR EM UMA EDUCAÇÃO QUE CONSTRUA UMA CULTURA PARA A PAZ. INICIALMENTE, SERÁ ABORDADO O CONCEITO DE CULTURA DE PAZ, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. ASSIM, SEGUIREMOS PARA A RELAÇÃO DA AFETIVIDADE E AMOROSIDADE COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EMBASANDO-SE TEORICAMENTE NAS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE (1980) REFERENTE À PAZ, JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO DIALÓGICA, LOGO, APRESENTAREMOS POSSÍVEIS CAMINHOS QUE SE ATENTEM PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS JUSTA E COM VALORES HUMANOS MAIS ENFATIZADOS. PERCEBE-SE, POR FIM, A IMPORTÂNCIA DE UMA MUDANÇA DE OLHAR ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, BUSCANDO ENFATIZAR O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, O DIÁLOGO, A COMPREENSÃO DOS SENTIMENTOS E REALIDADE E VIVÊNCIAS QUE PROPICIEM A CULTURA DE PAZ.