O TRABALHO DESCREVE UMA PESQUISA REALIZADA NA ESCOLA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL 17 DE ABRIL, E FOI PRODUZIDA COM O INTUITO DE ANALISAR O CONTEXTO, A IMPLANTAÇÃO E OS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL. PARA ISTO, FOI IMPLANTADO UM QUESTIONÁRIO NA ESCOLA CITADA ANTERIORMENTE, O MESMO FOI RESPONDIDO EM CONJUNTO PELO CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO. COM BASE NAS RESPOSTAS OBTIDAS, PERCEBEU-SE QUE OS PROFISSIONAIS EM ESTUDO ACREDITAM QUE ESSA AVALIAÇÃO SÓ TRÁS BENEFÍCIOS A ESCOLA, POIS É A PARTIR DELA QUE PODE-SE TRAÇAR UM DIAGNOSTICO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E É POSSÍVEL OBSERVAR ONDE ESTÃO AS PRINCIPAIS NECESSIDADES E, ASSIM, ELABORAR PROPOSTAS PARA SUPRÍ-LAS. ESTA AVALIAÇÃO EXTERNA SERVIU COMO SUBSIDIO PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR AFIM DE REDUZIR OU ATÉ EXTINGUIR AS DEFICIÊNCIAS ALI OBSERVADAS.