MUITO TEM-SE ESTUDADO E PESQUISADO SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS. NO BRASIL TEM-SE FORMADO DIVERSOS PROFESSORES NAS DIVERSAS CIDADES PARA QUE OS DISCENTES COM ESTA NECESSIDADE SEJAM BEM AMPARADOS. UMA COISA BEM NOVA É A ESCRITA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS. TEM-SE COMO ESTUDO A PESQUISA DE MARIÂNGELA ESTELITA, QUE CRIOU UM SISTEMA DE ESCRITA E NOMEOU DE ELIS, ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS. AO ESTUDAR LIBRAS, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DE UMA TÉCNICA PARA APRENDER OS SINAIS. E LER ESTES SINAIS SE TORNA MAIS FÁCIL QUE MEMORIZAR. PENSANDO NISSO, UNIMOS O ÚTIL AO AGRADÁVEL DE ENSINAR MATEMÁTICA PARA SURDOS UTILIZANDO ESTA ESCRITA. UTILIZANDO UM DICIONÁRIO, APRESENTO O OBJETIVO DE ORDENAR UM DICIONÁRIO BILÍNGUE (LIBRAS-PORTUGUÊS) COM PALAVRAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A ELIS COMO PRINCIPAL RECURSO. TUDO AINDA É UMA PESQUISA, MAS PRETENDE-SE COLOCAR EM PRÁTICA E ANALISAR OS DADOS. PRETENDE-SE CRIAR OPÇÕES DE MELHOR APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA OS ESTUDANTES SURDOS E ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS DIVERSAS ESCOLAS NO BRASIL.