A HISTÓRIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS FOI POR MUITO TEMPO MARCADA PELA EXCLUSÃO E HOJE SE BUSCA POR MEIOS TECNOLÓGICOS QUE POSSAM FAZER COM QUE PESSOAS SEJAM INCLUÍDAS NO AMBIENTE ESCOLAR. A TECNOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA, EM VÁRIOS ESPAÇOS QUER SEJA NA ESCOLA, NO TRABALHO OU NOS NOSSOS MOMENTOS LAZER É QUASE IMPOSSÍVEL FICAR SEM UTILIZÁ-LA. NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR A TECNOLOGIA TEM SE APRESENTADO COMO UM MEIO PARA A APRENDIZAGEM E AVANÇO DO CONHECIMENTO DE VÁRIAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, FAVORECEM A APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DOS ALUNOS, AINDA MAIS OS ALUNOS QUE POSSUEM TEA, A QUAL AS ATIVIDADES FORAM SUSTENTADAS ATRAVÉS DA PESQUISA AÇÃO E QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO E FORAM REALIZADAS NA ESCOLA E.M.E.F LUZIA NUNES FERNANDES QUE ESTAR LOCALIZADA NO NÚCLEO NOVA MARABÁ, MARABÁ/PA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA SE DEU EM AUTORES COMO: SILVA (2009). GALVÃO FILHO (2002), RIVIÉRE (2004), BERSCH E TONOLLI (2006). A PARTIR DESSA PESQUISA PODEMOS DESTACAR QUE OS RECURSOS ADVINDOS DA TECNOLOGIA DESENVOLVEM VARIAS FUNÇÕES DA CRIANÇA COM TEA, O AUXILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E SÃO UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO E QUE O AJUDAM NA APRENDIZAGEM, COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.