O PRESENTE ARTIGO – RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE GESTORES E DOCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DE BELA
VISTA – TEM COMO OBJETIVO GERAL RESPONDER QUAL É O PAPEL DO GESTOR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ENTRE
GESTORES E DOCENTES, ANALISAR COMO É ORGANIZADO O AMBIENTE ESCOLAR PARA REDUZIR A SITUAÇÃO DE CONFLITO
ENTRE ELES E, MAIS ESPECIFICAMENTE, ATINGIR OS SEGUINTES OBJETIVOS: ESTUDAR OS COMPORTAMENTOS QUE LEVAM
AOS CONFLITOS, COMPREENDER DE QUE FORMA SE PODE MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE GESTORES E DOCENTES, INVESTIGAR
O CAMPO EM QUE MAIS ACONTECE O CONFLITO (E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS) E CONCEBER QUAIS ESTRATÉGIAS
O GESTOR PODE UTILIZAR PARA ALCANÇAR O GRAU DE SATISFAÇÃO DE SUA LIDERANÇA NA COMUNIDADE. O ARTIGO
TAMBÉM DIALOGA COM A QUESTÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, MOSTRANDO QUAL A SUA FINALIDADE E POR QUE ELA
INTERFERE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ALÉM DE PROBLEMATIZAR SE ELA REALMENTE ACONTECE DENTRO DA ESCOLA.
PARA TANTO, FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS COM A EQUIPE GESTORA E DOCENTES, O QUE PERMITIU OBSERVAR QUE
O PRINCIPAL MOTIVO RELATADO FOI A FALTA DE COMUNICAÇÃO, DE SENSIBILIDADE, EMPATIA, VALORIZAÇÃO E RESPEITO
A DIVERSAS FORMAS DE EXPOR OPINIÕES NO TRATO COM O PRÓXIMO.