RESUMO
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PRÁTICAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE IGUATU-CE, ACERCA DO QUE PRESCREVE A LEI FEDERAL N. 10.639/2003, QUE ESTABELECE O ENSINO AFRO-BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NO QUE CONCERNE NOSSA BASE TEÓRICA, TRAZEMOS PARA ESSA DISCUSSÃO AUTORES COMO PAULO FREIRE (2004), SIMÃO DE MIRANDA (2010), ENTRE OUTROS. ESSA PESQUISA ESTÁ ALINHADA A UMA ABORDAGEM QUALITATIVA COMO COLOCA MINAYO (2012) E PAULILO (1999), ONDE DESTACAREMOS AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E UMA ANÁLISE DOCUMENTAL ACERCA DO QUE ESTABELECE SOBRE A TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA. ACREDITAMOS QUE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI, NÃO PODE SER CONSIDERADA COMO APENAS MAIS UMA AÇÃO DE GOVERNO, POIS A TEMÁTICA RELACIONADA PERMEIA VÁRIOS ASPECTOS EDUCACIONAIS, SOCIAIS E CULTURAIS. OUTRO FATOR OBSERVADO SÃO AS DIFERENTES PRÁTICAS E O NÃO ALINHAMENTO ENTRE OS PROFESSORES, O QUE ACARRETA ESFORÇOS DE FORMA INDIVIDUAL.