O TRABALHO ANALISA ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA E EXAMINA COMO TAL RELAÇÃO SE ARTICULA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. APRESENTA RESULTADO DE PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM AS DISCUSSÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AS DUAS INSTITUIÇÕES. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FOI REALIZADO EXAME DE DOCUMENTOS QUE COMPÕE O ACERVO DO ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. A ANÁLISE CONTEMPORÂNEA SE UTILIZOU DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA REPRESENTANTES DA FAMÍLIA BEM COMO ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM GESTORES E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE A PREOCUPAÇÃO COM A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NÃO É RECENTE. O PROCESSO HISTÓRICO DE TRANSFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO FAMILIAR PARA A ESCOLAR OCORREU NO ÂMBITO DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS DO INÍCIO DO SÉCULO XX VOLTADAS PARA APROXIMAÇÃO ENTRE AS DUAS INSTITUIÇÕES. A ANÁLISE CONTEMPORÂNEA DEMONSTRA UMA ESCASSEZ DE DIÁLOGO ENTRE OS SUJEITOS PROVENIENTES DAS DUAS INSTITUIÇÕES COM A TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADES DA ESCOLA PARA A FAMÍLIA E VICE-VERSA. A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA SE ESTABELECE A PARTIR DE SITUAÇÕES VINCULADAS A ALGUM TIPO DE PROBLEMA E, DESTA FORMA, POUCO CONTRIBUI PARA QUE AS DUAS INSTITUIÇÕES POSSAM CONSTRUIR UMA RELAÇÃO DIALÓGICA E PRODUTIVA.