ESTE PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE FAZER UM DIÁLOGO COM DIFERENTES CONCEITOS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS A FIM DE EXTRAIR UMA DEFINIÇÃO MAIS SUBSTANCIAL DO CONCEITO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA. PERPASSAREMOS POR CONCEPÇÕES POSITIVISTAS, FENOMENOLÓGICA E HISTÓRICO-CRÍTICA DA PRÁXIS DOCENTE PARA QUE POSSAMOS ENTENDER A VISÃO QUE SERÁ UTILIZADA COMO ALICERCE PARA DESIGNAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA. ASSIM, POSTERIORMENTE DE UMA FORMA DIDÁTICA EXPLORAREMOS O CONCEITO MARXISTA DE OMNILATERALIDADE JUNTAMENTE DA CONCEPÇÃO FREIREANA DE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. O INTUITO DE TAL TRABALHO É A POSSIBILIDADE DE FAZER APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E PODER CONSTRUIR UM CONCEITO ESPECÍFICO QUE DESIGNA EXCLUSIVAMENTE EM UMA MANEIRA DE SE FAZER A PRÁTICA PEDAGÓGICA SEM ATRELARMOS A CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, MAS SIM, PELO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DOCENTE COMO TRABALHO MEIO PARA SE CHEGAR À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA PROMOÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL.