O TRABALHO INVESTIGOU O USO DO TESTE DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE JUNTO A UM GRUPO DE CRIANÇAS QUE CURSAVAM O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA E QUE APRESENTAVAM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM RELATIVOS AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. TENDO EM VISTA QUE O TESTE DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE REPRESENTA O MECANISMO DE AVALIAÇÃO MAIS UTILIZADO PELAS PROFESSORAS PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS QUE CURSAM AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO REFERIDO TESTE PARA O DIAGNÓSTICO DE CRIANÇAS QUE APRESENTAM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. O ESTUDO, UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA, É RESULTADO DA NOSSA VIVÊNCIA COMO BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E, DENTRE OUTROS RESULTADOS, APONTOU PARA OS LIMITES DO TESTE DAS QUATRO PALAVRAS E UMA FRASE QUANDO UTILIZADO DE FORMA ISOLADA, AUSENTE DA ANALISE DE OUTROS FATORES QUE TANTO INTERFEREM COMO RETRATAM O REAL NÍVEL DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA PELA CRIANÇA.