O TEMA DESSE ESTUDO É A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA: ENLACES FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. SUA REALIZAÇÃO PARTE DO PROBLEMA: QUAIS SÃO OS ENLACES FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA EM FUNÇÃO DO SUCESSO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM? DEFINIMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL CELESTE MARTINS DE DEUS, IDENTIFICANDO E DISCUTINDO AS IMPLICAÇÕES DOS ENLACES FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. ELEGEMOS A PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA COM ESTUDO DE CASO, REALIZADA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO MISTO COMO PROCEDIMENTO PARA COLETA DE DADOS, SOBRE OS QUAIS TECEMOS REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS ACHADOS DO ESTUDO NOS REVELAM, ATRAVÉS DAS DECLARAÇÕES DE FAMILIARES E PROFESSORAS, QUE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA TEM IMPORTANTE IMPLICAÇÃO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DAS CRIANÇAS DO CICLO ALFABÉTICO. NESSE SENTIDO, PONTUAMOS QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS ATRAVÉS DESSA PESQUISA TÊM CONSIDERÁVEL RELEVÂNCIA SOCIAL E ACADÊMICA, ACREDITANDO ASSIM QUE PODERÁ SE POSTULAR PESQUISAS FUTURAS A PARTIR DESTA.