SIMILARIDADES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE PLATÃO E PIAGET QUANTO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62617 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1502 "inscrito_id" => 10291 "titulo" => "SIMILARIDADES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE PLATÃO E PIAGET QUANTO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "ESTE ARTIGO PRETENDE TRAZER A DISCUSSÃO ACERCA DA OBRA A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (1978)), ASSIM COMO AS FASES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E HUMANO, RELACIONANDO COM AS ALEGORIAS DA LINHA DIVIDIDA E DA CAVERNA APRESENTADAS POR PLATÃO, NO LIVRO A REPÚBLICA CIRCA 380 A.C. A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM O CARÁTER QUALITATIVO E A METODOLOGIA UTILIZADA É A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM FOCO NA ASSIMILAÇÃO DOS AUTORES AQUI APRESENTADOS. INICIALMENTE TRATAREMOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE OS DOIS AUTORES, QUE RETRATARÁ A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO APRESENTANDO O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO. LOGO APÓS, DISCORREREMOS SOBRE CADA ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET, DIALOGANDO COM AS ALEGORIAS SUPRACITADAS TRAZENDO-NOS A COMPREENSÃO DE COMO É FORMADA A NOSSA CONSCIÊNCIA ENQUANTO SUJEITO OPERANTE DA RAZÃO. CONCLUÍMOS QUE A SALA DE AULA É O AMBIENTE ONDE O ALUNO MAIS REFLETE SOBRE SUAS AÇÕES, PLATÃO VALORIZAVA A EDUCAÇÃO QUE PROMOVESSE O BEM-VIVER, ELE DEIXA CLARO O PAPEL DO ESTADO NO FORNECIMENTO DO CONHECIMENTO PARA O INDIVIDUO. DESTE MODO, COMPREENDEMOS QUE NÃO CABE APENAS A EDUCAÇÃO FAZER O ALUNO “PENSAR”, SE O ESTADO NÃO OFERECE AO PROFESSOR O SUPORTE TÉCNICO PARA QUE ESTE POSSA ESTIMULAR O SEU ALUNO À RAZÃO. ACREDITAMOS QUE DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A MATURAÇÃO BIOLÓGICA DO EDUCANDO, O QUAL DEVE TER CONTATO COM MEIOS LÚDICOS PARA SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INICIAL, ENQUANTO O FORMADOR DEVE RELACIONAR SUAS PRÁXIS PEDAGÓGICA AOS RESPECTIVOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, A REPÚBLICA, FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID10291_14082019114043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ PINHEIRO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ PINHEIRO" "autor_email" => "beatriz_pinheiro@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62617 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1502 "inscrito_id" => 10291 "titulo" => "SIMILARIDADES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE PLATÃO E PIAGET QUANTO À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "resumo" => "ESTE ARTIGO PRETENDE TRAZER A DISCUSSÃO ACERCA DA OBRA A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET (1978)), ASSIM COMO AS FASES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E HUMANO, RELACIONANDO COM AS ALEGORIAS DA LINHA DIVIDIDA E DA CAVERNA APRESENTADAS POR PLATÃO, NO LIVRO A REPÚBLICA CIRCA 380 A.C. A PESQUISA AQUI APRESENTADA TEM O CARÁTER QUALITATIVO E A METODOLOGIA UTILIZADA É A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM FOCO NA ASSIMILAÇÃO DOS AUTORES AQUI APRESENTADOS. INICIALMENTE TRATAREMOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE OS DOIS AUTORES, QUE RETRATARÁ A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO APRESENTANDO O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO. LOGO APÓS, DISCORREREMOS SOBRE CADA ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET, DIALOGANDO COM AS ALEGORIAS SUPRACITADAS TRAZENDO-NOS A COMPREENSÃO DE COMO É FORMADA A NOSSA CONSCIÊNCIA ENQUANTO SUJEITO OPERANTE DA RAZÃO. CONCLUÍMOS QUE A SALA DE AULA É O AMBIENTE ONDE O ALUNO MAIS REFLETE SOBRE SUAS AÇÕES, PLATÃO VALORIZAVA A EDUCAÇÃO QUE PROMOVESSE O BEM-VIVER, ELE DEIXA CLARO O PAPEL DO ESTADO NO FORNECIMENTO DO CONHECIMENTO PARA O INDIVIDUO. DESTE MODO, COMPREENDEMOS QUE NÃO CABE APENAS A EDUCAÇÃO FAZER O ALUNO “PENSAR”, SE O ESTADO NÃO OFERECE AO PROFESSOR O SUPORTE TÉCNICO PARA QUE ESTE POSSA ESTIMULAR O SEU ALUNO À RAZÃO. ACREDITAMOS QUE DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A MATURAÇÃO BIOLÓGICA DO EDUCANDO, O QUAL DEVE TER CONTATO COM MEIOS LÚDICOS PARA SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INICIAL, ENQUANTO O FORMADOR DEVE RELACIONAR SUAS PRÁXIS PEDAGÓGICA AOS RESPECTIVOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, A REPÚBLICA, FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID10291_14082019114043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ PINHEIRO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ PINHEIRO" "autor_email" => "beatriz_pinheiro@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }