O PRESENTE TRABALHO BUSCOU IDENTIFICAR E REVELAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSIVAS DE GESTORES ESCOLARES, DA PERIFERIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, ACERCA DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS ELENCADOS NOS SEUS RESPECTIVOS PLANOS DE GESTÃO. A ENTREVISTA ABERTA FOI UTILIZADA PARA A OBTENÇÃO DOS DISCURSOS DOS 23 GESTORES ESCOLARES QUE ATUAM NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OS DISCURSOS FORAM TRANSCRITOS E ANALISADOS PELA TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) QUE INFORMA A QUANTIDADE DE DISCURSOS INDIVIDUAIS ANCORADOS EM UMA MESMA IDEIA CENTRAL, BEM COMO PELA TÉCNICA DO ÍNDICE DE REPRESENTATIVIDADE (IR) QUE REVELA O GRAU DE IMPORTÂNCIA QUE CADA RESPONDENTE CONCEDE ACERCA DE UMA DETERMINADA TEMÁTICA. IDENTIFICAMOS, PORTANTO, REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS ANCORADAS EM TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO (TGA) QUE ENFATIZAM NA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO CUMPRIMENTO DE NORMAS E METAS.