O ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL ENFRENTA MUITAS DIFICULDADES, PRINCIPALMENTE A INSUFICIÊNCIA DE AULAS EM LABORATÓRIO. UM DOS AGRAVANTES DESSE QUADRO É JUSTAMENTE UMA METODOLOGIA TRADICIONALISTA QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES UTILIZAM EM SALA DE AULA DURANTE AS AULAS DE FÍSICA. A PARTIR DESTA SITUAÇÃO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI ANALISAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COM BASE NO ENSINO POR EXPERIMENTAÇÃO, COM O INTUITO DE MINIMIZAR A METODOLOGIA TRADICIONAL AINDA MUITO UTILIZADA EM SALA DE AULA, BUSCANDO PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DAS QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM NA ÁREA DA FÍSICA ACÚSTICA, COM ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. APÓS A APLICAÇÃO DA SD HOUVE UMA REELABORAÇÃO CONCEITUAL PARA AS QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM COMO ALTURA, TIMBRE E INTENSIDADE DO SOM POR PARTE DOS ESTUDANTES.