O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO FOI ANALISAR INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS LÚDICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS - SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO, CONSIDERANDO APLICAÇÃO DE EXAMES PIAGETIANOS, EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. PARA ISTO, RECORREU-SE AO REFERENCIAL TEÓRICO DE WILLIAMS E WRIGH (2008), COLL, MARCHESI E PALACIOS (2004), MANTOAN (2003), MITTLER (2003), KAMII (1995) E PIAGET (1967; 1976) E DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. A METODOLOGIA ENVOLVEU PESQUISA-INTERVENÇÃO E EXPLORATÓRIA; CUJO MÉTODO CLÍNICO DE PIAGET ORIENTOU A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS. SÃO QUATRO PARTICIPANTES COM SÍNDROME DE DOWN, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E OITO INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, GRAVADAS E FOTOGRAFADAS. A PESQUISA OCORREU NO PERÍODO DE MARÇO A JUNHO DE 2019, NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, ESTADO DO CEARÁ. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS LÚDICAS COM PROPÓSITO DESENVOLVER SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO; ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE JOGOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA EM ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SÃO FAVORÁVEIS AS MUDANÇAS DE NÍVEIS NA TEORIA DE PIAGET. ASSIM, COMPREENDE-SE SOBRE A SERIAÇÃO A CONSTATAÇÃO, POR EXEMPLO, NO JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN, UMA EVOLUÇÃO DO NÍVEL I PARA O NÍVEL II. CONCLUI-SE QUE OS DADOS SÃO PARCIAIS, MAS RESSALTA-SE QUE OS ESTUDANTES ALCANÇARAM UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATIVA, EVIDENCIANDO SER POSSÍVEL REMEDIAR SITUAÇÕES EM QUE POSSAM ENFRENTAR DIFICULDADES NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CADA UM DELES.