AS ATIVIDADES LÚDICAS VEM GANHANDO ESPAÇO NO AMBIENTE ESCOLAR NO DECORRER DOS ANOS, PRINCIPALMENTE NAS ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, PORTANTO, OS OBJETIVOS DESTE ARTIGO CONSISTEM EM RELATAR A DEVIDA IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS, MOSTRANDO TAMBÉM COMO OS JOGOS PODEM SER DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA SANAR DIFICULDADES DOS EDUCANDOS NA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E FINALMENTE, COMO OS PROFESSORES PODEM, COM UM PLANEJAMENTO BEM ELABORADO, LEVAR OS ALUNOS A PENSAR E ORGANIZAR SUAS PRÓPRIAS ESTRATÉGIAS NA RESOLUÇÃO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS JOGOS PROPOSTOS, ENCAMINHANDO OS ALUNOS A EFETIVAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. FOI VERIFICADO ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, QUE AS AUTORAS BORIN, JÚLIA; KAMII, CONSTANCE E STAREPRAVO, ANA RUTH ENFATIZAM QUE AS ATIVIDADES PROPOSTAS DEVEM SER ELABORADAS DE ACORDO COM AS DIFICULDADES DA TURMA EM QUESTÃO, PODENDO SER CLASSIFICADAS COMO: CONCENTRAÇÃO, CONCEITOS E OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS, PARTICIPAR E EXPRESSAR OPINIÕES ENTRE OUTRAS.