ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, UTILIZADA POR SER UM MÉTODO EFICAZ DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E POR PERMITIR EMERGIR TENDÊNCIAS DE NOVAS PESQUISAS NO CAMPO ACADÊMICO, DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. ESTA É UMA METODOLOGIA CENTRADA NO ESTUDANTE E QUE UTILIZA O PROBLEMA DA VIDA REAL PARA DIRECIONAR TODO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES E DISSERTAÇÕES EM EVENTOS, EM BIBLIOTECA DIGITAL E REVISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO REFERENTES AO PERÍODO DE 2008 A 2018, UTILIZANDO OS TERMOS PROBLEM BASED LEARNING (PBL) E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. FORAM CONSIDERADAS 32 PRODUÇÕES ACADÊMICAS ELEGÍVEIS APÓS OS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO. POSTERIORMENTE, OS DOCUMENTOS FORAM SUBMETIDOS À LEITURA INTEGRAL PARA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS, A PARTIR DE ALGUNS ELEMENTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. O RESULTADO APONTAM QUE A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS TEM POTENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PODENDO SER APLICADA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS, QUÍMICOS E FÍSICOS, MAS REQUER UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E DAS CONCEPÇÕES DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS COM A REFERIDA METODOLOGIA.