FRANÇA, Anilda Souza et al.. Currículo escolar e atividades pesqueiras. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59754>. Acesso em: 23/12/2024 00:43
O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRESENÇA DE CONTEÚDOS RELACIONADOS A ATIVIDADE PESQUEIRA NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA – BA, A PARTIR DAS NARRATIVAS DE ALUNOS, PROFESSORES, E PESCADORES. A ESCOLA PESQUISADA ESTÁ SITUADA EM UMA COMUNIDADE PESQUEIRA, SENDO A PESCA CONSIDERADA A PRINCIPAL DE FONTE DE RENDA DOS MORADORES. SÃO COLABORADORES DA PESQUISA 10 ALUNOS, 10 PROFESSORES E 10 PESCADORES. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA CONCEPÇÃO QUALITATIVA, NA PERSPECTIVA DE ESTUDO DE CASO. COMO BASE TEÓRICA FORAM UTILIZADAS OBRAS DE ARROYO (2011), FUZETTI1 E CORRÊA (2009), LOPES (2011), MOREIRA E SILVA (1994), SILVA (2011), VASCONCELLOS(2011), DENTRE OUTROS. PARA A COLETA DE DADOS OPTAMOS POR UTILIZAR QUESTIONÁRIOS ABERTOS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURAS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS APENAS COM OS PESCADORES, EM FORMATO DE RODA DE CONVERSA. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM ANALISADAS E INTERPRETADAS A PARTIR DA TEORIA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTRA QUE HÁ UM DISTANCIAMENTO ENTRE O CURRÍCULO DA ESCOLA, O CONTEXTO LOCAL E A HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA. O QUE SE PODE DEPREENDER DO ESTUDO É QUE O CURRÍCULO OFICIAL E O CURRÍCULO REAL DA ESCOLA PESQUISADA TEM IGNORADO OS SABERES DA COMUNIDADE. OS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM APRESENTADOS À SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FATO QUE IMPULSIONOU AÇÕES A FIM DE CONSTRUIR UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE TENHA RESSONÂNCIA NA VIDA DOS ALUNOS E DA COMUNIDADE.