O MODELO FLEXNERIANO NÃO ATENDE À DEMANDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, A PROPOSTA DO SISTEMA UNIVERSAL DEPENDIA DO PERFIL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. MODIFICAÇÕES NA ESTRUTURA CURRICULAR SE TORNAVAM EMERGENTES E ENTÃO SURGIRAM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM SAÚDE FORAM LEVADAS A REORGANIZAR SEUS CURSOS, E A PROPORCIONAREM CONDIÇÕES PARA QUE O NOVO MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATENDESSE AS EXIGÊNCIAS DAS NOVAS DIRETRIZES. O MODELO PROPOSTO, O DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DEVE PROPORCIONAR UM ENSINO ATIVO, E FAZER COM QUE ALUNO SEJA SUJEITO DO SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É PROVOCAR REFLEXÕES SOBRE COMO TEM SIDO O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PELOS DOCENTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. NESTE ESTUDO FORAM ANALISADOS OS ARTIGOS CIENTÍFICOS E TEXTOS DE LIVROS QUE SE OCUPASSEM DE ABORDAR À DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM CURSOS SUPERIORES DE SAÚDE E OUTRO REFERENTE À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO EM SAÚDE. A PESQUISA FOI REALIZADO ATRAVÉS DO SITE DE BUSCA GOGGLE E DO PORTAL SCIELO. CONCLUSÃO: OS DESAFIOS SÃO MUITOS: É COMO PROPORCIONAR ESSA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; É APLICAR E UTILIZAR AS ESTRATÉGIAS CERTAS; É PROPORCIONAR AS CONDIÇÕES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA APRENDIZAGEM. INFELIZMENTE MUITOS DOCENTES ESTÃO DESPREPARADOS PARA LIDAREM COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E, PORTANTO, APRESENTEM DESPREPARO NO MANEJO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. OFICINAS PARA CAPACITAÇÃO DE DOCENTES, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE, SÃO PROPOSTAS DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO DOCENTE.