A GASTRONOMIA ENQUANTO HÁBITO ALIMENTAR DE UM POVO É A MANEIRA DE SATISFAZER ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO, E ASSIM ELA SURGE COMO UMA DAS NECESSIDADES MAIS ELEMENTARES QUE CADA PESSOA TEM QUE É SACIAR SUA FOME. ASSIM, A GASTRONOMIA É UM ELEMENTO QUE CONSTITUI A IDENTIDADE CULTURAL DE UM GRUPO, E ESSA CONSTRUÇÃO É UTILIZADA COMO PRODUTO DE INTERESSE TURÍSTICO EM DIVERSAS LOCALIDADES. PORTANTO, TRATAR DA TEMÁTICA GASTRONOMIA COMO PRODUTO TURÍSTICO, ESPECIFICAMENTE NESTE TRABALHO, INTERNACIONALMENTE, TORNA-SE RELEVANTE PARA O ESTUDO DO TURISMO GASTRONÔMICO (ABAGA, 2005). A INTERSEÇÃO NA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE O ESPANHOL E A ALIMENTAÇÃO JUSTIFICA O RECORTE FEITO DENTRO DO TURISMO GASTRONÔMICO. INICIALMENTE, TRABALHAMOS COM A IDEIA DE HISPANIDADE, VISTO QUE OS DIFERENTES TIPOS DE INTERAÇÕES ENTRE A AMÉRICA HISPÂNICA E A ESPANHA CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ETHOS (MANGUENEAU, 1997). PORTANTO, OS ALIMENTOS IMPORTADOS, EXPORTADOS, MATERIALIZADOS OU DESMATERIALIZADOS DURANTE TODO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO ATÉ OS DIAS DE HOJE CONTRIBUEM PARA QUE SE ENTENDA O “QUEBRA CABEÇA” NA COZINHA DO LATINO-AMERICANO E POR CONSEQÜÊNCIA NOSSA IDENTIDADE LATINA, BRASILEIRA.