RESUMO
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO TRAZER A REFLEXÃO SOBRE O RACISMO INFANTIL E O PAPEL DA ESCOLA, E DOCENTE NA DESCONSTRUÇÃO DESSA TEMÁTICA, QUE É PRESENTE DIARIAMENTE NAS PRÁTICAS DOS EDUCADORES. É CERTO QUE TIVERMOS GRANDES NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO BRASILEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR, OCORRE QUE, MUITAS VEZES ESSE TEMA SÓ É TRABALHADO NA ESCOLA EM DATAS COMEMORATIVAS, COMO O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, NESSA PERSPECTIVA, DEVE SER MODIFICADO PARA QUE AS CRIANÇAS NEGRAS E AQUELAS QUE NÃO SÃO, TENHAM CONSCIÊNCIA QUE O BRASIL FOI CONSTRUÍDO EM GRANDE PARTE PELO POVO NEGRO, QUE FORAM E AINDA SÃO MARGINALIZADOS E INFERIORIZADOS PELA SOCIEDADE. É IMPOSSÍVEL FALAR EM DESCONSTRUÇÃO SEM MENCIONAR A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE, PARA LIDAR DE FORMA EFICAZ COM ATOS DE RACISMO E COLOCAR EM PRÁTICA ALTERNATIVAS QUE VISAM A VALORIZAÇÃO E O RESPEITO PELAS PESSOAS NEGRAS E SUA RESPECTIVA CULTURA. ESTE TRABALHO, É VOLTADO PARA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO COM O INTUITO DE BUSCAR EMBASAMENTO PARA A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO, QUE VEM SENDO DISCUTIDA POR VÁRIOS AUTORES. DESSA FORMA É EVIDENTE A RELEVÂNCIA DE TAL DISCURSÃO.