O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR APOIADA NAS METODOLOGIAS ATIVAS, REALIZADA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO MINISTRADA NO CURSO DE PEDAGOGIA. COMPREENDEMOS QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA JÁ SE TORNOU UMA NECESSIDADE INADIÁVEL E QUE A CADA NOVA LEITURA E PESQUISA EXPANDEM CONCEITOS, AGREGANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO, ASSIM COMO, A CONSTRUÇÃO DE DIVERSOS AMBIENTES DE APRENDIZAGENS. A METODOLOGIA ADOTADA COMPREENDEU, INICIALMENTE, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM A INTENÇÃO DE SUBSIDIAR A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NOS TRABALHOS PROPOSTOS NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, BUSCANDO IDENTIFICAR ESTUDOS PARA OBSERVAR E ANALISAR A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O CAMPO EDUCACIONAL. EM SEGUIDA, FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E REDES SOCIAIS, ANALISANDO SUA APLICABILIDADE NA SALA DE AULA. POSTERIORMENTE, FOI ORGANIZADO O PROCESSO DE UTILIZAÇÃO DE PODCAST, VÍDEOS INFORMATIVOS E FORMULÁRIOS GOOGLE. POR FIM, FORAM ANALISADOS E DEFINIDOS OS CONTEÚDOS A SEREM ABORDADOS COM OS RECURSOS DIGITAIS, CULMINANDO NA APRESENTAÇÃO E NA AVALIAÇÃO FINAL DA DISCIPLINA. CONSIDERAMOS QUE, COM AS MUDANÇAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, O DOCENTE NECESSITA, ASSIM COMO A ESCOLA, ATUALIZAR-SE DE FORMA QUE PROPORCIONE UM PROCESSO DE ENSINO EFICIENTE, TORNANDO O DISCENTE UM SER ATIVO, CRÍTICO, REFLEXIVO E CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DE FORMA QUE FAVOREÇA A AUTONOMIA COM USO CONSCIENTE DAS TECNOLOGIAS, ESTIMULANDO A INSERÇÃO DA CYBER EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DO ESTUDANTE.