A PESQUISA PROPÕE-SE A ESTUDAR E DISCUTIR OS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS INCORPORADOS AO CURRÍCULO ESCOLAR ATRAVÉS DO DIÁLOGO COM A COMUNIDADE PESQUEIRA QUE COLABORAM PARA A PRESERVAÇÃO DOS SABERES LIGADOS A ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL DA PESCA E QUE SÃO TIDOS PELA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ILHA DE MARÉ, SALVADOR, BAHIA COMO FUNDANTES PARA OS PROCESSOS DE RETERRITORIALIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA MEMÓRIA PLURAL DAS COMUNIDADES PESQUEIRAS E VALORIZAÇÃO DAS ALTERIDADES, DIANTE DO COLONIALISMO EXPRESSO PELA MODERNIDADE. BUSCA-SE ANALISAR, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL, OS SABERES QUE EMERGEM DO TERRITÓRIO PESQUEIRO E DOS SEUS CONFLITOS. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS E MARISQUEIRAS DA ILHA DE MARÉ, SITUADA EM SALVADOR, BAHIA, MATRICULADOS EM TURMAS REGULARES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ILHA DE MARÉ, SALVADOE, BAHIA, QUE ATENDEM A COMUNIDADE PESQUEIRA. SERÃO REALIZADAS ENTREVISTAS JUNTO AOS SUJEITOS DA PESQUISA E COM O CORPO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO ACERCA DA REALIDADE LOCAL, SERÁ REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA ETNOGRÁFICA NA COMUNIDADE E NA ESCOLA, BEM COMO SERÃO REALIZADOS ENCONTROS DO GRUPO FOCAL COM OS PESCADORES E PESCADORAS, COM AS MARISQUEIRAS E COM A EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA. A INVESTIGAÇÃO ACONTECERÁ POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DURANTE AS AULAS, NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DE PESCA ARTESANAL E MARISCAGEM NO MARITÓRIO . VISLUMBRA-SE CRIAR UM MOVIMENTO CONTRÁRIO AO ANTROPOCENO, UM MOVIMENTO QUE NÃO É FEITO COM AS ARMAS DO MESTRE (WALSH, 2018).