A EDUCAÇÃO É A APLICAÇÃO DOS MÉTODOS PRÓPRIOS PARA ASSEGURAR A FORMAÇÃO FÍSICA, INTELECTUAL E MORAL DE UM SER HUMANO, OU SEJA, SERIA UM FENÔMENO OBSERVADO EM QUALQUER GRUPO, PARA QUE HAJA UMA PERPETUAÇÃO DE COSTUMES E ATÉ MESMO DE TRANSFORMAÇÕES DESSA SOCIEDADE. SENDO ASSIM, ESSA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ORGANIZAÇÃO E DE NORTEADOR DE AÇÕES EM UMA GESTÃO ESCOLAR, AGREGANDO NOVOS CONHECIMENTOS A COMUNIDADE ESCOLAR E BUSCANDO A REFLEXÃO DESSE DOCUMENTO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM REALIZADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SONDAGEM INICIAL, ANÁLISE DE PPP E CUMINÂNCIA. COMO COMO HIPÓTESES LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO MOSTRAR QUE A IMPORTÂNCIA DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PARTICIPPAÇÃO DOS ESTUDANTES E COMUNIDADE ESCOLAR NA ELABORAÇÃO DO PPP. COMO RESULTADOS, FOI PERCEBIDO QUE MUITOS ESTUDANTES DESCONHECEM O SEU PAPEL NA ESCOLA E QUE POR MOTIVOS COMO ESSES DEIXAM DE PARTICIPAR DE ELABORAÇÕES DO PPP.