O PRESENTE TRABALHO ABORDA REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PROCESSO DA AÇÃO METODOLÓGICA DE SALA DE AULA COMPREENDENDO OS FATORES E ELEMENTOS QUE ENVOLVEM A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO SENTIDO DE CLASSIFICAR OS DIFERENTES SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E ESTABELECER RELAÇÃO COM OBJETOS DO DIA A DIA. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA A PARTIR DA VIVÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CRIANÇAS DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO GOMES DE SOUZA – MUNICÍPIO DE SOLIDÃO/PE. AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR PARA DESENVOLVER ATIVIDADES DE ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS TEM SIDO UM GRANDE DILEMA NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES, TRATA-SE DE CRIANÇAS QUE AINDA NECESSITAM INCORPORAR AO SEU APRENDIZADO, A SIGNIFICAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. NESSA AÇÃO, TAMBÉM FOI DISCUTIDA A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES COMO: BORGES, FONSECA, NASCIMENTO, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, ENTRE OUTROS. O RELATO REFLETE ASPECTOS DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO, MANUSEIO E BRINCADEIRAS COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM CRIANÇAS NA FASE INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO.