ESTE TRABALHO PROBLEMATIZA O USO DO DICIONÁRIO ESCOLAR EM SALA DE AULA E TEM COMO UM DOS SEUS OBJETIVOS APRESENTAR DADOS SOBRE A PRESENÇA E O USO DE DICIONÁRIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CODÓ, NO ESTADO DO MARANHÃO. A PARTIR DESSES DADOS, FOI POSSÍVEL PENSAR EM UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE TEVE COMO OBJETO DIDÁTICO O DICIONÁRIO. NESTE TEXTO, APRESENTAMOS ALGUNS RESULTADOS E RELATOS DESSA ATIVIDADE. CUMPRE LEMBRAR QUE O DICIONÁRIO ESCOLAR, UM TIPO ESPECÍFICO DE DICIONÁRIO CONFIGURADO PARA SER UTILIZADO EM SALA DE AULA E QUE VISA DENTRE OUTRAS FINALIDADES AUXILIAR OS CONSULENTES A APRENDER A PROCURAR AS PALAVRAS, SABER IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO DICIONÁRIO, COMO O VERBETE E O SIGNIFICADO DOS VERBETES ENTRE OUTRAS HABILIDADES. COM ESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS DICIONÁRIOS PODEM SER UMA FERRAMENTA PARA UTILIZAR NA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DE MELHORAR A ESCRITA E A LEITURA.