O CYBERBULLYING É UMA PRÁTICA DE UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PARA A PROPAGAÇÃO DE OFENSAS
QUE LEVAM A VÍTIMA A CONSEQUÊNCIAS DE TRANSTORNOS EMOCIONAIS, OCASIONANDO EM ALGUNS CASOS,
O SUICÍDIO. ESTE POSSUI COMO DIFICULDADE PRINCIPAL A IDENTIFICAÇÃO DO AGRESSOR UMA VEZ QUE
ESTE SE ESCONDE POR TRÁS DE PERFIS FALSOS. A PESQUISA NASCE COM O OBJETIVO PRIMORDIAL DE
IDENTIFICAR CASOS DE CYBERBULLYING REALIZADOS OU RECEBIDOS PELOS ESTUDANTES DE ESCOLAS DA REDE
PÚBLICA DA CIDADE DE CEDRO-CE. E AINDA BUSCAMOS ANALISAR O DIRECIONAMENTO DESSAS REFERIDAS
ESCOLAS MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DA REDE MUNDIAL DE COMUNICAÇÃO PELOS ESTUDANTES. A
METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, UMA VEZ QUE PARA
IDENTIFICAR AS PRÁTICAS E ANALISAR O POSICIONAMENTO DA ESCOLA FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO
COM OS ESTUDANTES E COM ALGUNS PROFESSORES DAS ESCOLAS. A PESQUISA FOI APLICADA COM ALUNOS
ORIUNDOS DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS, DE IDADES ENTRE 13 À 17 ANOS. ANALISANDO A PESQUISA
CONSTATOU-SE UM GRANDE ÍNDICE DE OFENSAS AO UTILIZAREM AS REDES SOCIAIS, SENDO ESSE UM DOS
QUESITOS PARA A INICIALIZAÇÃO DA PRÁTICA DO CYBERBULLYING. A PARTIR DOS DADOS APRESENTOU-SE
UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE EVENTOS QUE PROPICIARAM AO CYBERBULLYING COM ESCOLAS ONDE NÃO
DESFRUTAVAM DE ATIVIDADES RIGOROSAS AO COMBATE DESSE FENÔMENO. DIANTE DISSO, OS RESULTADOS
APRESENTAM UMA MÁ PREPARAÇÃO E DISCUSSÃO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, MEDIANTE SUAS
REALIDADES EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE SEUS ALUNOS, E ATUAR COM CONDUTAS INTENSIVAS
QUE PROPORCIONEM O ENTENDIMENTO DA UTILIZAÇÃO DE REDES DE COMPARTILHAMENTO, COLOCANDO EM
DESTAQUE A ATUAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA DE FORMA ESTRATÉGICA E SISTEMÁTICA, EM INSTITUIÇÕES COM
MAIORES ÍNDICES DE ACONTECIMENTOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE AS PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO
SÃO DE ASPECTOS INDEPENDENTES POR PARTE DAS ESCOLAS.