ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER A DIALÉTICA PEDAGÓGICA, TENDO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE O ENSINAR E O APRENDER EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. ESPECIFICAMENTE, BUSCA REFLETIR SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS DIANTE DAS TIC, INVESTIGAR AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E DESCREVER O POTENCIAL DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO PARA O ENSINAR E O APRENDER NO CENÁRIO ATUAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, FRUTO DE UM RECORTE DA NOSSA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO PROCESSO PEDAGÓGICO, QUANDO PROFESSORES E ALUNOS UTILIZAM DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA PARA CRIAR, CAPTAR E COMPARTILHAR CONHECIMENTO. O ESTUDO MOSTRA QUE AS TIC PODEM CONTRIBUIR PARA AÇÃO PEDAGÓGICA A EXEMPLO DA BUSCA DE INFORMAÇÕES, INTERAÇÕES COM PESSOAS E PRINCIPALMENTE SE TRATA DE UM ESPAÇO ABERTO PARA A PRODUÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS. COMO REFERENCIAL TEÓRICO O ARTIGO É BASEADO NOS PRESSUPOSTOS DE AUTORES COMO TARJA (2008), MANUEL CASTELLS (2013), PIERRE LÉVY (1999), PEIXOTO (2011), SAMPAIO E LEITE (2010) E DA PESQUISA REALIZADA PELO COMITÊ GESTOR DA INTERNET, EM 2015, SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS E DOMICÍLIOS BRASILEIROS.