O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DOS CINCO ANOS INICIAIS DO PROJETO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP. PARA ISSO, A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DA ESCOLA, COMPOSTA POR PROFESSORES, ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, GESTORES E FAMÍLIAS, ELABOROU QUESTIONÁRIOS BASEADOS EM PRINCÍPIOS CONSIDERADOS IMPORTANTES PARA SUA COMUNIDADE. HISTORICAMENTE AS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS PARTICIPATIVAS (AIP) RESTAURAM NA CENA AVALIATIVA O PRINCÍPIO DA LEGITIMIDADE POLÍTICA PARA IDENTIFICAR, SISTEMATIZAR E ENCAMINHAR ÀS INSTÂNCIAS COLEGIADAS EVIDÊNCIAS TANTO DAS POTÊNCIAS COMO DAS FRAGILIDADES ENCONTRADAS NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS (PPP) INSTITUCIONAIS E DE CAMINHOS PARA APOIAR OS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO LIGADOS AO APRIMORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. NESSE SENTIDO, EM 2017 E 2018, A CPA DESTA ESCOLA ARTICULOU PRÁTICAS PARA LEVANTAMENTO DE QUESTÕES RELEVANTES CONSIDERANDO ASPECTOS DE INFRAESTRUTURA, RECURSOS HUMANOS, RECURSOS PEDAGÓGICOS, ALIMENTAÇÃO, GESTÃO, ENTRE OUTROS. A PARTIR DA ANÁLISE DESTA AVALIAÇÃO, APRESENTADA AQUI, ENTENDEMOS QUE JUNTOS SOMOS CAPAZES DE IDENTIFICAR AS DEMANDAS E PLANEJAR AÇÕES EM BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SOCIALMENTE REFERENCIADA.